Uma das duas provas do primeiro
dia do ENEM é a de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nela, deverão aparecer
alguns dos temas que os alunos têm contato nas aulas de história, geografia,
filosofia e sociologia do Ensino Médio. Como em todas as outras provas do ENEM,
o que será cobrado é a competência – ou a capacidade – do aluno relacionar
situações, analisá-las, identificar soluções éticas para possíveis problemas e
indicar argumentos lógicos que respeitem a diversidade e os direitos
individuais. De conteúdo, aparecerá pouca coisa. Só mesmo aquele básico,
necessário para que o aluno possa aprender outros conteúdos a qualquer momento.
A
prova de humanas será a que vai verificar menos competências ou capacidades
cognitivas do candidato: apenas seis. E estas competências são bastante leves,
avaliando muito mais o comportamento ético e a visão de mundo dos candidatos do
que os conteúdos mínimos propostos. Isso faz da prova de Humanas a mais
simples, depois da de Linguagens, de ser resolvida.
Veja quais são as competências
exigidas:
Identidade e Cultura: aqui
o ENEM irá avaliar a capacidade do aluno de compreender a formação cultural e
da identidade dos povos e valorizá-las. Documentos históricos, como cartas, leis,
produções e manifestações artísticas devem ser apresentados nas questões. O
aluno será convidado a analisar e a interpretar esses documentos, associando-os
ao tempo e ao espaço, comparando diferentes pontos de vista e identificando a
diversidade cultural em diferentes sociedades.
Território: para
ir bem nas questões da segunda competência da área de Humanas é fundamental
dominar o conteúdo necessário para a leitura de mapas e, vejam só, saber ler
gráficos e tabelas e relacioná-los aos mapas. É bom que o aluno revise todos os
tipos possíveis de mapas, como o geográfico, o político, o econômico, entre
outros. A partir desses conteúdos mínimos (que são a linguagem básica para
entender os espaços geográficos), o aluno terá de mostrar que entende como se constituíram
as fronteiras, o motivo dos vários conflitos relacionados à terra e às
fronteiras e às diferenças econômicas e sociais entre populações de diferentes
locais.
O Estado e o Direito: as
instituições do país, e do mundo, não foram criadas de uma hora para outra. É
importante que o candidato saiba como se deu a formação do Estado, como as
várias sociedades contribuíram para isso e como o Direito se desenvolveu no
decorrer dos séculos. Você lembra que houve uma época, o feudalismo, em que,
praticamente, a igreja católica fazia o papel de Estado e de Justiça? E quais
são nossas instituições hoje? Executivo, Legislativo, Judiciário e seus
principais braços precisam ser conhecidos. Da mesma forma, instituições
internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e seus principais
órgãos: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio
(OMC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(UNESCO). O Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização dos Estados
Americanos (OEA) e Mercado Comum Europeu também entram na lista. Devem aparecer
questões que relacionem os movimentos sociais a essas instituições.
Evolução Tecnológica, Revolução
Comportamental: quando a tecnologia avança, há mudanças na forma de as pessoas
se organizarem. Foi assim quando a agricultura se desenvolveu e o homem se
fixou na terra. Ou, então, quando a indústria passou de artesanal para
manufatureira e depois maquinofatureira. O que importará na prova é a
compreensão do impacto das tecnologias na sociedade, mas alguns conteúdos podem
facilitar a resolução das questões, como o surgimento e consolidação da
agricultura, a primeira e segunda revolução industrial, a mecanização do campo,
a automação industrial e as tecnologias da informação.
Cidadania e Democracia: aqui
o aluno deve valorizar a democracia ocidental. A construção dela e a conquista
da cidadania serão os temas das questões dessa competência. Direitos não são
dados, são conquistados. Nesse sentido, é importante conhecer as lutas sociais
que levaram às mudanças nas legislações. Revolução francesa, declaração dos
direitos do homem e do cidadão, evolução da liberdade de imprensa, direito ao
voto no Brasil, Constituição Brasileira de 1988, Código de Defesa do Consumidor
e alguns estatutos, como o da Criança e do Adolescente, o do Idoso e o das
Cidades são conteúdos desejáveis. Devem ser valorizadas, na hora de responder a
algumas das questões, as estratégias que promovam a inclusão social. É grande a
possibilidade de o tema da redação estar relacionado a essa competência.
O que estamos fazendo com a
Terra?: na última competência da prova de humanas, o ENEM irá cobrar a
compreensão dos processos de ocupação do espaço físico e suas consequências.
Como conteúdo, o aluno pode se dedicar ao estudo de mapas de ocupação
econômica. Como a disponibilidade de recursos naturais influenciam a ocupação
do espaço físico? Qual tem sido a relação entre o homem e o meio? Quais são as
experiências de degradação e de preservação da vida no planeta? Nessa
competência, encontramos algumas relações entre a prova de Ciências Humanas e a
de Ciências da Natureza.
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