Enem: como é a prova de Ciências Humanas

segunda-feira, 23 de julho de 2012


Uma das duas provas do primeiro dia do ENEM é a de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nela, deverão aparecer alguns dos temas que os alunos têm contato nas aulas de história, geografia, filosofia e sociologia do Ensino Médio. Como em todas as outras provas do ENEM, o que será cobrado é a competência – ou a capacidade – do aluno relacionar situações, analisá-las, identificar soluções éticas para possíveis problemas e indicar argumentos lógicos que respeitem a diversidade e os direitos individuais. De conteúdo, aparecerá pouca coisa. Só mesmo aquele básico, necessário para que o aluno possa aprender outros conteúdos a qualquer momento.
A prova de humanas será a que vai verificar menos competências ou capacidades cognitivas do candidato: apenas seis. E estas competências são bastante leves, avaliando muito mais o comportamento ético e a visão de mundo dos candidatos do que os conteúdos mínimos propostos. Isso faz da prova de Humanas a mais simples, depois da de Linguagens, de ser resolvida.
Veja quais são as competências exigidas:
Identidade e Cultura: aqui o ENEM irá avaliar a capacidade do aluno de compreender a formação cultural e da identidade dos povos e valorizá-las. Documentos históricos, como cartas, leis, produções e manifestações artísticas devem ser apresentados nas questões. O aluno será convidado a analisar e a interpretar esses documentos, associando-os ao tempo e ao espaço, comparando diferentes pontos de vista e identificando a diversidade cultural em diferentes sociedades.
Território: para ir bem nas questões da segunda competência da área de Humanas é fundamental dominar o conteúdo necessário para a leitura de mapas e, vejam só, saber ler gráficos e tabelas e relacioná-los aos mapas. É bom que o aluno revise todos os tipos possíveis de mapas, como o geográfico, o político, o econômico, entre outros. A partir desses conteúdos mínimos (que são a linguagem básica para entender os espaços geográficos), o aluno terá de mostrar que entende como se constituíram as fronteiras, o motivo dos vários conflitos relacionados à terra e às fronteiras e às diferenças econômicas e sociais entre populações de diferentes locais.
O Estado e o Direito: as instituições do país, e do mundo, não foram criadas de uma hora para outra. É importante que o candidato saiba como se deu a formação do Estado, como as várias sociedades contribuíram para isso e como o Direito se desenvolveu no decorrer dos séculos. Você lembra que houve uma época, o feudalismo, em que, praticamente, a igreja católica fazia o papel de Estado e de Justiça? E quais são nossas instituições hoje? Executivo, Legislativo, Judiciário e seus principais braços precisam ser conhecidos. Da mesma forma, instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e seus principais órgãos: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e Mercado Comum Europeu também entram na lista. Devem aparecer questões que relacionem os movimentos sociais a essas instituições.
Evolução Tecnológica, Revolução Comportamental: quando a tecnologia avança, há mudanças na forma de as pessoas se organizarem. Foi assim quando a agricultura se desenvolveu e o homem se fixou na terra. Ou, então, quando a indústria passou de artesanal para manufatureira e depois maquinofatureira. O que importará na prova é a compreensão do impacto das tecnologias na sociedade, mas alguns conteúdos podem facilitar a resolução das questões, como o surgimento e consolidação da agricultura, a primeira e segunda revolução industrial, a mecanização do campo, a automação industrial e as tecnologias da informação.
Cidadania e Democracia: aqui o aluno deve valorizar a democracia ocidental. A construção dela e a conquista da cidadania serão os temas das questões dessa competência. Direitos não são dados, são conquistados. Nesse sentido, é importante conhecer as lutas sociais que levaram às mudanças nas legislações. Revolução francesa, declaração dos direitos do homem e do cidadão, evolução da liberdade de imprensa, direito ao voto no Brasil, Constituição Brasileira de 1988, Código de Defesa do Consumidor e alguns estatutos, como o da Criança e do Adolescente, o do Idoso e o das Cidades são conteúdos desejáveis. Devem ser valorizadas, na hora de responder a algumas das questões, as estratégias que promovam a inclusão social. É grande a possibilidade de o tema da redação estar relacionado a essa competência.
O que estamos fazendo com a Terra?: na última competência da prova de humanas, o ENEM irá cobrar a compreensão dos processos de ocupação do espaço físico e suas consequências. Como conteúdo, o aluno pode se dedicar ao estudo de mapas de ocupação econômica. Como a disponibilidade de recursos naturais influenciam a ocupação do espaço físico? Qual tem sido a relação entre o homem e o meio? Quais são as experiências de degradação e de preservação da vida no planeta? Nessa competência, encontramos algumas relações entre a prova de Ciências Humanas e a de Ciências da Natureza.


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